quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

GM Buick Wildcat (1962-1970)


GM Buick Wildcat (1962-1970)
            Agora a vamos começa a brincar GM Buick Wildcat , iniciando a tendência dos “muscle cars “ ai vai um pioneiro, para quem não conhece a Buick surgiu em 1904 no inicio era a 'Buick Motor Company', que mais tarde se juntou a GM, de todas as marcas que integravam o grupo por volta dos anos 50 a 70 (época do nosso wildcat ator principal rsrsrrs), a Buick possuía alto escalão dentro do grupo GM ficando atrás apenas da Cadillac, o principio era carros confortáveis, potentes, mais não tão caros como os Cadillac’s.
1962:
            Pois bem, o Buick Wildcat (gato selvagem) era um carro esportivo porem luxuoso “grande”com 5,55m de comprimento 1,98m de largura e 3,12m de entre eixos com enorme potencia um carro tamanho família, alguns o classifica como “ luxuoso cupê esportivo”, que em minha opinião defini bem o carro, o primeiro modelo saiu em 1962 pesando aproximadamente 1800kg , possuia laterais e capô grandes, supensão por molas helicoidais, os enormes freios de 10 polegadas a tambor, tração traseira, câmbio de 3 machas automatico e o maior destaque do menino debaixo do capô a enorme usina de força, um belo Buick LT401 V8 , com 401pol³ ou nada mais nada menos que 6.6L, o que gerava 325 cavalos a  4400 rpm e  445 lb-ft @ 2800 rpm ou 61,5 kgf.m @  2800rpm de torque.
            Realmente um verdadeiro Muscle, possuia tmb duas opções na escolha do diferencia um 3,42:1 ou 4,45:1 para quem queria um torquezinho a mais só para resaltar essa relção siginifica que para cada 3,42 voltas no eixo cardan ou no pião do diferencial daria uma volta no semi-eixo ou na coroa do diferencial como preferir quando mais baixa o primeiro numero mair a velocidade porem menor o torque e vise-versa.

             
Algumas fotos abaixo do Wildcat 1962, Foram produzidos cerca de 2000mil wildcats ano 1962.


 
1963:
            As mudanças do modelo 1962 para o 1963 foram a mudança na grade dianteira o nome que passou a ser roteirizado sobre o para-lamas traseiro  na frente do capô, o porem o maior destaque  foi a expansão da linha wildcat que agora possuía três modelos o 4639, 4667 e o 4647, o motor e cambio continuaram o mesmo para todos os modelos o velho V8 401.
4639:  chamado também de “wildcat hardtop”, esse modelo era um cupê enorme de quatro portas e formam produzidas 17.519 unidades.

 

            4647: O cupê  mais esportivo de duas portas também conhecido como  “hardtop” esse teve 12.185 unidades vendidas
            4667: O conversível de duas portas com 6021 unidades.


1964:
  Esse ano marcou por deixar o wildcat mais imponente além de dar uma engordadinha passando de 1800kg para pouco mais de 2000kg , o carro apesar do seu  jeitão mais familiar agora recebeu uma pimentazinha no  motor (que aqui entre nos já era “bruto”), agora o antigo 401 que equipou o 1962 e 1963 foi trocado por um v8 425pol³ (7,0L) com míseros 340cavalos e 59,5kgf.m também havia uma versão opcional com carburação dupla de 360 cavalos, sua suspensão foi melhorada deixando o carro um pouquinho mais alto e mais macio, outra oferta de opcional agora era o “diferencial autoblocante”, detalhe em 1964 só havia uma linha do wildcat.
Agora abaixo um v8 425 com carburação dupla usando carburadores de  750 cm³ por minuto completamente restaurado (faço nem ideia da cavalaria que o original já é o bicho).
Curiosidade “diferencial autoblocante”:
“O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vindo da caixa de velocidades pelos dois veios de transmissão (um ligado a cada roda). Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência. O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais. O autoblocante é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência. São exemplos de diferenciais autoblocantes os diferenciais Torsen e viscosos.”

           

            Agora para pra pensar a pegada um motorzinho de 360 cavalos despejando toda sua potencia sobre um diferencial autoblocante, é uma pena o carro ser tão pesado senão ia ser um flash do asfalto.


1965:
            Agora o wildcat da uma encolhidinha  os entre eixos ficam 7,6 cm maiores porem o comprimento fica 12,7 cm menor, porem manteve seus mesmos 3,2m de largura  a grade exclusiva permitia a identificação do 1965 agora o duro é citar todas as versões que totalizam 10, já a mecânica continua idêntica ao 1964.





1966:
            A Buick adiciona acabamento customizado que inclui bancos, volantes e revestimento interno especiais, oferecia também um pacote de alto desempenho chamado Y48 Gran Sport Performance Group, onde o V8 425 recebia dois carburadores de corpo quádruplo (nem devia bebe), escapamento duplo e filtro de ar esportivo  chegando aos 380 cavalos um esqueminha utilizado por varias empresas automobilísticas da época chamado 4-4-2 o primeiro 4 significa motor de 400 pol² o outro 4 carburador quadruplo e o 2 escapamento duplo , além de dar uma abaixadinha na suspensão deixando mais esportiva, além de pneus extralargos 8,45-15 pol.


1967:
            Recebe motor maior um 430pol³ (7,05L) agora sendo o único oferecido continuando com carburador quadruplo e um aumento na taxa de compressão agora de  (10,5:1) “que significa que o ar total que estava na câmara sera comprimido 10,5 x o seu volume atual antes de ser detonado” a potencia num aumentou muito ficou em 360 cavalos @ 5000 rpm porem o torque subiu para 65,6kgf.m chegando aos 200km/h (bastante em pra um carro de 2 toneladas), além que o proposito desses carros em si não era monstruosas velocidades mais, o wildcat 1967 entrava bem na moda dos cupês fastback com linhas traseiras do teto com caimento bem suave (tipo opala), prolongamento , e esportivo típico carrão americano .

           
1968:
            A versão conversivel sai do catalogo e não é mais oferecido acabamento customisado há também uma mudança nos frisos laterais a mecânica continua a mesma .

1969 :
            Além da volta do tamanho dos entre eixos voltando ao 1962 , detalhes visuais foram modificados como o enorme volante o arredondamento dos cantos ressaltos para trás a partir de todo o paralama  em fim o modelo tiro o pé um pouco na esportividade deixando o cupê mais clássico principalmente por deixa a parte traseira do teto mais reta para melhorar o conforto dos passageiros do banco de tras  mecânica continua a mesminhaaa v8 430 de 360 cavalos
 










1970 (o fim):
            Fim porem com chave de ouro o V8 agora é um 455 ou seja 7,4 litros (imagina só quase 7 motores e meio milzinhuuss) além do enorme bloco o mesmo esquema 4-4-2 com carburador quádruplo (quadrijet) 370 cavalinhos e monstruosos 70,5 kgf.m de torque apesar dessa estrondosa potencia o cupê perdeu suas linhas características e o mercado não o aceitou bem vendendo um terço dos modelo mais vendido  1966 (meu favorito é o 1967 rsrsr  mais foda-se )


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