Ford modelo-T: (MOMENTO HISTÓRIA)
O Ford modelo T também conhecido como (ford Tin Lizzie, Flivver, T-model), no Brasil ele também recebeu o apelido de “ford de bigode” foi um dos mais marcantes automóveis já produzidos na história automobilística teve sua produção no período de 1908 a 1927, o modelo T foi considerado o primeiro automóvel a ser produzido com um preço acessível a população além de barato o carro mostrava uma mecânica e dirigibilidade simples e qualquer um era capaz tanto de dirigir como de arrumar se “tzinhooo”, o modelo de sua produção também foi um grande marco para a historia do automóvel, fabricado primeiramente em na Fábrica de Água-pé, em Detroit, Michigan sua produção foi pioneira no modelo de produção por esteira onde o carro percorria um percurso nos barracões da empresa e no final sai pronto como modelos de produções atuais graças a esse modelo de produção criado por Henry Ford a produção do T era monstruosa atingindo a marca de 15.007.003 unidades entre 1908 a 1927
Motor:
O Ford modelo T possuía um motor de 4 cilindros em linha de 177 polegadas cubicas cerca de 2,9l com sistema de válvulas varetado com o comando de válvulas na parte baixa do motor ao lado da arvore de manivelas, possuía 8 válvulas, também foi o primeiro motor Ford a possuir um cabeçote removível do bloco do motor o que facilitava muito os reparos, possuía cerca de 20 hps ou 15kw podia desenvolver velocidade de até 55 km/h, O motor era capaz de funcionar com gasolina, querosene , ou etanol, e possuía o consumo de cerca de 5 a 9 km/l seu acionamento era através de manivela, porem em meados de 1919 passou a contar com a partida elétrica, na parte elétrica ao contrario dos carros modernos possuía um gerador acoplado ao volante do motor, o sistema de ignição possuía 4 bobinas uma para cada cilindro e sistema de velas de descarga como os veículos atuais.
Abaixo veja imagens dos motores 177 utilizados no Ford t:
Alimentação:
Feita por um carburador Holley modelo G, porem o carro apresentava um grande defeito em suas primeiras unidades que possuíam o tanque de combustível atrás do banco lá na traseira como o carro não possuía alimentação do carburador por gravidade, quando o carro ia enfrentar terrenos um pouco mais íngremes havia um corte total na alimentação de combustível, a engraçada solução provisória encontrada pelos motoristas da época era subir de ré, (imagina gente a cena), porem para a correção desse problema o tanque foi colocado na frente sobre o capô, a figura abaixo mostra um legitimo carburador Holley modelo G ano 1920
Arresfriamento:
Os primeiros cem Modelos T tinha uma bomba d'água, mas foi eliminado logo no início da produção. Ford optou por um sistema de termo sifão mais barato e mais viável. A água quente, sendo menos denso, seria subir ao topo do motor e até na parte superior do radiador, descendo para o fundo como ele esfriou, e volta para o motor. Este foi o sentido do fluxo de água na maioria dos carros que tiveram as bombas de água, até a introdução de projetos radiador tangencial. Muitos tipos de bombas de água estavam disponíveis como acessórios do aftermarket.
Transmissão:
Possuía 3 marchas e em vez de usar as caixas de cambio tradicionais com engrenagens cilíndricas que eram ruidosas e se desgastavam, o T adotava engrenagens epicicloidais (como as das transmissões automáticas atuais ), em que suas duas marchas para a frente e uma à ré eram selecionadas por meio de pedais. Porém, para funcionar, o freio de mão deveria estar na posição correta, (o que era um verdadeiro saco), o carro possuía 3 pedais referentes a as marchas, algumas raras unidades destinadas a transportes de cargas, utilizava o que hoje é conhecida como reduzida trata-se de uma redução acoplada na caixa do diferencial que era feito pela Ruckstell, apesar de antigo seu diferencial era feito de aço vanádio em banho de óleo, o que o tornava muito resistente.
Freios:
Freios a tambor acionados por varão, apenas nas rodas traseiras, pois à época acreditavam os engenheiros mecânicos que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar.
Suspensão:
A suspensão não era independente possuía molas semi-elípticas individuais uma cada roda porem o eixo era continuo feito em aço vanádio e forjado apesar de resistente o conforto deixava a desejar.
Linha do Tempo
1908 – É construído o primeiro Ford T em outubro na planta de Piquette Avenue. Nas três primeiras imagens desta matéria você pode ver o início do T e a linha de produção.
1909 – Logo no seu primeiro ano, o T participou de uma corrida transcontinental entre Nova York e Seattle, nos EUA. O resultado foi magnífico para a Ford. O T venceu a prova após 6,5 mil quilômetros percorridos em 22 dias e 55 minutos, com velocidade média de 14,4 km/h. Na imagem de número 4 o motor de 22 cv responsável pelo feito. Já na 5ª foto, Henry Ford posa orgulhoso com piloto e equipe.
1914 – A partir desta data até 1925 os modelos só estavam disponíveis na cor preta, que tinha secagem mais rápida. Daí surgiu a famosa frase: “Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto”.
1917 – Ford atinge a marca de 2 milhões de unidades produzidas. A imagem de número seis mostra amigo de Henry Ford, Thomas Edison, inventor, entre outras coisas, da lâmpada elétrica, ao lado do Ford T.
1919 – Por falar no amigo de Henry, neste período o T passa a contar com partida elétrica, mas a partida manual por meio da manivela não foi eliminada. O solavanco contrário, ocasionado pelo tranco do acionamento do motor, chegou a quebrar o braço de muita gente. Para dar partida no T era necessário ter atenção e jeito.
1921 – A Ford atinge 5 milhões de unidades produzidas do T. Veja a imagem em percurso próximo às pirâmides do Egito. Três anos depois, os modelos produzidos chegam à marca de 10 milhões.
1925 – Nasce o modelo T picape. Aliás, uma das principais vantagens do centenário automóvel da Ford era a possibilidade da aplicação de diversas carrocerias. Na nona imagem dá para ter uma noção da usabilidade do modelo. A resolução da foto não é a ideal, mas vale o registro.
1927 – Em 19 anos o T completava 15 milhões de unidades produzidas e encerrava a produção do modelo que iniciou a popularização do automóvel. A General Motors já começava a disputar fatias acirradas com sua compatriota.
1999 – Foi eleito o Carro do Século por um júri de 133 jornalistas
1908 – É construído o primeiro Ford T em outubro na planta de Piquette Avenue. Nas três primeiras imagens desta matéria você pode ver o início do T e a linha de produção.
1909 – Logo no seu primeiro ano, o T participou de uma corrida transcontinental entre Nova York e Seattle, nos EUA. O resultado foi magnífico para a Ford. O T venceu a prova após 6,5 mil quilômetros percorridos em 22 dias e 55 minutos, com velocidade média de 14,4 km/h. Na imagem de número 4 o motor de 22 cv responsável pelo feito. Já na 5ª foto, Henry Ford posa orgulhoso com piloto e equipe.
1914 – A partir desta data até 1925 os modelos só estavam disponíveis na cor preta, que tinha secagem mais rápida. Daí surgiu a famosa frase: “Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto”.
1917 – Ford atinge a marca de 2 milhões de unidades produzidas. A imagem de número seis mostra amigo de Henry Ford, Thomas Edison, inventor, entre outras coisas, da lâmpada elétrica, ao lado do Ford T.
1919 – Por falar no amigo de Henry, neste período o T passa a contar com partida elétrica, mas a partida manual por meio da manivela não foi eliminada. O solavanco contrário, ocasionado pelo tranco do acionamento do motor, chegou a quebrar o braço de muita gente. Para dar partida no T era necessário ter atenção e jeito.
1921 – A Ford atinge 5 milhões de unidades produzidas do T. Veja a imagem em percurso próximo às pirâmides do Egito. Três anos depois, os modelos produzidos chegam à marca de 10 milhões.
1925 – Nasce o modelo T picape. Aliás, uma das principais vantagens do centenário automóvel da Ford era a possibilidade da aplicação de diversas carrocerias. Na nona imagem dá para ter uma noção da usabilidade do modelo. A resolução da foto não é a ideal, mas vale o registro.
1927 – Em 19 anos o T completava 15 milhões de unidades produzidas e encerrava a produção do modelo que iniciou a popularização do automóvel. A General Motors já começava a disputar fatias acirradas com sua compatriota.
1999 – Foi eleito o Carro do Século por um júri de 133 jornalistas
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