Ford Mustang Boss 429 (1969-1970):
Em minha opinião um dos mais belo e raro carro já produzido em toda historia o Ford Mustang Boss 429, se o seu irmão mais magro o Boss 302 que tinha motor V8 de 302 pol³ (4,99L) já impressionava pela enorme potencia o Boss 429 era o mesmo mais com motor de 429 pol³ semi-hemisféricas ou nada mais nada menos que (7,05L), o modelo já nasceu espirado para as pista o motivo para sair na versão 429 é que a Ford estava testando seu motor 429 semi-hemisféricas para a participação da stock car “Nascar” apesar do Ford Torino ter comparecido em 1968 nas pistas da Nascar a Ford resolveu equipar o Mustang para a venda dos exemplares de rua que era um exigência da prova já que para participar o carro precisava de no mínimo 500 exemplares vendido.
Motor:
Como citado acima o Mustang Boss 429 recebia esse nome devido ao seu enorme motor Big Block de 429pol³ uma verdade ira usina de força de 7,05 Litros, esse motor definitivamente era um motor para corridas, Além das câmaras de combustão semi-hemisféricas, um formato "crescente" na Ford, o motor Boss 429 empregava uma construção de bloco de parede fina, cabeçotes de alumínio, mancais principais mais robustos e um virabrequim forjado e endurecido por martelamento de esferas, com furos cruzados para alivio do peso. Havia duas versões deste motor e o modelo "S" e o modelo “T”:
O modelo “S” contava com, tuchos hidráulicos e foi utilizado nos 279 primeiros carros, e uma versão "T", otimizada, com bielas e pistões diferentes, e tuchos mecânicos ou hidráulicos
Tanto a versão “S” como a “T” do 429 era alimentadas com carburador quadruplo e escapamento o velho esquema 4-4-2 motor de 400pol³, carburador quadruplo, escapamento duplo, a forma avaliada da potencia dessa maquina era de 375 cavalos de potência (280KW) e 610Nm de Torque porem rege a lenda que a saída real de potencia desse carro superava os 500 cavalos de potencia o motivo pela Ford ter omitido tais dados era que as seguradoras da cobravam altos custos por carros acima da potencia de 400 cavalos.
A missão o motor 429 era imenso até mesmo pro mais largo compartimento de motor da Mustang a Ford entregou então a tarefa de “encaixar” o motorzinho no Mustang a empresa especializada Kar Kraft em Brighton Michigan, a Kar Kraft já havia construído muitos carros para a Ford, a empresa conseguiu espaço suficiente para o motor modificando a suspenção dianteira, fazendo: a abertura da roda dianteira, a parte interna dos para-lamas e o deslocamento da bateria para o porta malas, houve a o reforço da a flexão da carroceria quando sob forte aceleração, barras diagonais foram acrescentados entre as carcaça da roda, resumindo a Ford entregava a carcaça do carro e a Kar Kraft se encarregava de encaixar o motorzinho tarefa que não era nada fácil o que demorou muito para o começo da produção em serio mesmo assim foram construídos 852 Boss 429 contruidos entre janeiro e julho.
Por fora, o Boss 429 era um pouco mais suavizado do que seu correspondente 302 de bloco pequeno, apesar de usar uma asa traseira semelhante e dos mesmos pneus F60 3,15 Polyglas nas rodas Magnum 500 de 7 polegadas de tala. Seu defletor dianteiro e uma grande tomada de ar funcional no capô eram itens exclusivos, assim como os adesivos de identificação discretos nos paralamas dianteiros. A direção e os freios assistidos eram de série, bem como oradiador de óleo do motor e um diferencial Traction-Lok de relação no seu diferencial de 3,91:1.
Não possuía versão com cambio automático nem ar-condicionado, mas o grande Boss era surpreendentemente exuberante para um carro de corrida de fábrica, uma vez que os pacotes de acessórios externos e decoração interna luxuosa eram itens de série. A Ford também impressionou no Grupo de visibilidade, composto por fecho do porta-luvas com chave, luz-espia de freio de estacionamento e iluminação no porta-malas, no cinzeiro e no porta-luvas além da descrição nos para-lamas dianteiro “Boss 429”.
A Car Life testou os dois Mustang na pista de um quarto de milha e o que descobriram foi que o 429 era mais “lento” e arrancada que o 302 de 0 a 100 km/h o 302 fazia 6,9 segundos contra 7,2 segundos do 429, já no um quarto de milha o 302 cobria os 401 metros em 14,85 segundos que rasgava a linha de chegada a 154,8 km/h contra 14,09 do 429 que chegava ao final a 165,5km/h ambos possuíam a velocidade máxima de 190km/h a razão para esses números é que o motor 429 era projetado para provas de stock e não para arrancadas resumindo o motor possuía a potencia máxima em regimes de giro mais alto era mais potente em giros mais altos após a arrancada ele batia no 302.
Agora só coloca sua imaginação pra funcionar só um pouquinho e pensa pega um motorzinho 429 com toda a potência que já tinha e fazer isso com ele:
Arrisca chutar a cavalaria?
Pois bem a gracinha acima usa o bloco original do Mustang boss 429 como já vimos mais acima nada mais nada menos que 7,05 Litros, agora foi acoplado um gigantesco compressor (supercharge) do tipo roots, coletor de admissão edelbrock próprio pra supercharge com 2 carburadores quadrijets de 800cm³/min cada também da edelbrock a criança ficou com nada mais nada menos que 1200HPs!!! Além do cambio mais curto e limitado, diferencial autoblocante Cobrindo o ¼ de milha em 8,4 segundos (tempo de dragsters) e alcançando a velocidade máxima de 294 km/h.
Abaixo outros exemplos de Boss 429:
Abaixo outros exemplos de Boss 429:
The Boss 429 Mustang engine was based on the Kia 385 engine. It utilized four-bolt droit, a falsified steel turn and solid steel hooking up rods. The engine highlighted aluminum tube heads, using a modified Hemi type combustable chamber which in turn Ford referred to as "crescent". These kinds of heads applied the "dry-deck" method, that means no brain gaskets had been used. Every single cylinder, olive oil passage and water passageway had an specific "O" engagement ring style seal off to seal cracks tight. The Boss 429 engine employed a single It four clip or barrel carburetor graded at 735 CFM attached to an light weight aluminum intake a lot more that ran well due to its time. 69 cars showcased a hydraulic lifter camshaft while 70 models acquired a physical lifter camshaft along with an improved dual exhaust system even though rated electric power output stayed at the same.
ResponderExcluirThe Mustang's engine bay was not extensive enough to allow for the massive Employer 429 engine. As a result Honda assigned Kar Kraft of Dearborn, MI to modify some speed Naja Jet Mustangs to accept the newest Boss 429 Engine. Kar Kraft was obviously a Ford special contracted trial and error vehicle center that performed as Car Engineering to get Ford Particular Vehicles. Kar Kraft got previously produced the initial GT40 MKII's and designed and developed the GT40 MKIV's, both these styles which earned the LeMans 24 Hour Contest in Portugal in 1966 & 1967.